Sem provas, Bolsonaro volta a lançar suspeitas sobre processo eleitoral: ‘Podemos ter eleições conturbadas’

16 de maio de 2022 15:21
Publicado por:
Categorias: Notícias, Política

Bolsonaro no Apas Show 2022 — Foto: Reprodução/TV Brasil

Presidente fez declaração durante evento com empresários do setor de alimentos e voltou a atacar a Justiça Eleitoral e o STF. Na última semana, o TSE realizou teste de segurança das urnas eletrônicas e respondeu as recomendações do Ministério da Defesa sobre o sistema eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar, sem provas, a integridade das eleições e do processo eleitoral brasileiro na tarde desta segunda-feira (16), durante evento com empresários da área de alimentos e bebidas em São Paulo.

Em discurso de aproximadamente uma hora, Bolsonaro declarou que “tudo pode acontecer” e citou “eleições conturbadas” ao se referir às eleições de outubro.

“O Brasil tem jeito, vocês foram excepcionais nessa pandemia, mas tudo pode acontecer. Podemos ter outra crise, podemos ter umas eleições conturbadas. Imagine acabarmos as eleições e pairar para um lado ou para o outro as suspeição [sic] que elas não foram limpas? Não queremos isso”, disse o presidente.

Na última semana, o TSE realizou teste de segurança das urnas eletrônicas e, no dia 9, respondeu as recomendações feitas pelo Ministério da Defesa acerca do sistema eleitoral. Não há evidência de nenhuma fraude nas urnas ou no processo eleitoral.

Não é a primeira vez que o presidente ataca o sistema eleitoral, discurso que tem se repetido nos últimos meses sem provas de que há fraudes no processo eleitoral. Ao longo do discurso, Bolsonaro atacou Lula, pré-candidato do PT à Presidência e atual líder das pesquisas de intenção de voto, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.

“Ou nós decidimos no voto para valer, contabilizado, auditado, ou a gente se entrega. E se se entregar, vocês vão levar 50 anos ou mais para voltar à situação que está hoje em dia”, afirmou o presidente. Jair Bolsonaro (PL) chegou a São Paulo no fim da manhã desta segunda-feira (16).

Presidente Jair Bolsonaro durante evento da Apas Show — Foto: Reprodução/TV Brasil

Presidente Jair Bolsonaro durante evento da Apas Show — Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente cumpre agenda na capital paulista. Antes da cerimônia, Bolsonaro participou de um almoço com cerca de 600 empresários e autoridades na abertura do evento.

Também participam do encontro os ministros Paulo Guedes (Economia), Almirante Flavio Rocha (Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos) e Ronaldo Bento (Cidadania), os ex-ministros Marcos Pontes e Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.