Propriedade de Cruz Alta ganha título de maior produtividade de soja do Brasil
22 de junho de 2019 12:00
redacao
Categorias: Agronegócio, Notícias

A propriedade da família Bortoli, em Cruz Alta, no Noroeste do RS, foi reconhecida como a maior produtividade média de soja do país, pelo Comitê Estratégico Soja Brasil. A área avaliada produziu 123,88 sacas por hectare, bem acima da média nacional – 53,4 sacas por hectare – e que a estadual – 56,3 sacas por hectare. Mais de 4 mil produtores estavam inscritos para o desafio.
O comitê promove o Desafio Máxima Produtividade de Soja, com o objetivo de que os produtores nacionais mostrem o seu melhor a cada ano. “É uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos apoiada por várias empresas que vivem do agro”, explica o agrônomo Mauricio de Bortoli.
O segredo, conta o agrônomo, é muito trabalho. “Pensando toda essa sistemática de rotação de cultivos, introdução de plantas de coberturas e plantas de produção de grãos, para daqui a 6, 7, 8 anos você chegar assim a um potencial super elevado e poder plantar uma cultura e poder retirar uma produtividade magnifica”, resume o produtor.
Maurício conta que já está preparando outra lavoura para concorrer nas próximas safras. O manejo adequado do solo. O produtor utiliza, por exemplo, uma cobertura, para proteger a planta e ajudar a repôr nutrientes necessários.