Mesmo com pandemia, 83% dos eleitores dizem que irão votar em Cuiabá

18 de outubro de 2020 10:02
Publicado por:
Categorias: Notícias, Política

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

https://www.folhamax.com/

Faltando pouco menos de um mês para o primeiro turno das eleições, o número de eleitores cuiabanos que devem comparecer às urnas é bastante positivo. Mesmo com pandemia do novo coronavírus, 83% dos moradores de Cuiabá garantem participar da votação, marcado para o dia 15 de novembro.

O levantamento foi divulgado pelo Ibope neste sábado (17).  Apesar do índice de participação ser significado, ainda existem alguns eleitores que não sabem se irão participar do pleito.

Segundo a pesquisa, 14% dos moradores da capital estão em dúvida se comparecerão as urnas. Já os 4% do eleitorado confirmam que não comparecerá para votar de jeito nenhum.

Boa Vista tem o maior percentual de eleitores que garantem comparecer à votação em novembro. Já Salvador apresenta o menor índice. Os dados têm como base as primeiras pesquisas Ibope divulgadas nas 25 capitais do país – apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento após o registro oficial das candidaturas.

Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia da covid-19. O primeiro turno acontece em 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro, conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O tribunal anunciou uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação durante a votação. Pela primeira vez, será possível justificar o voto pelo celular, usando o aplicativo e-Título.

O eleitor tem até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno. (Confira o levantamento completo clicando AQUI)

votacao cuiaba