‘Janaina está mais por fora que umbigo de vedete’, diz Emanuel sobre apoio de deputada à Mendes

6 de julho de 2022 11:40
Publicado por:
Categorias: Notícias, Política

Foto: Otmar de Oliveira

logo

Mesmo, comumente, brincalhão em suas lives semanais realizadas nas noites de terças-feiras, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro(MDB) não conseguiu esconder ontem um ‘certo ar de irritação’, ao responder questionamento de internauta, sobre a nota que circulou em vários sites do Estado, enviada pela companheira de partido, a deputada Janaina Riva e vice-presidente da legenda em Mato Grosso, que considerou como tardia a entrada em cena do nome do ex-prefeito de Rondonópolid, Percival Muniz para disputar o governo do Estado. Sobretudo, classificando a discussão como ‘uma deslealdade a Mauro Mendes(UB), depois de anos na base de seu governo’.

A candidatura própria na majoritária, em especial de Percival, vem sendo fomentada pelo prefeito da capital que não se conforma que não surja um nome para ‘peitar’ uma eventual reeleição de Mendes, na disputa pelo comando ao Palácio Paiaguás, por mais quatro anos.

A candidatura própria na majoritária, em especial de Percival, vem sendo fomentada pelo prefeito da capital que não se conforma que não surja um nome para ‘peitar’ uma eventual reeleição de Mendes.

Para se referir ao posicionnamento da colega de partido, Pinheiro lembrou de um antigo termo que utilizava quando criança – ‘esta pessoa está mais por fora do que umbigo de vedete -, ao apontar respeito à opinião da correligionária, mas se colocar veemente contra, mais uma vez, ao apoio do MDB à Mauro.

“A deputada está mais por fora que umbigo de vedete. Pois deslealdade é o MDB apoiar Mauro Mendes que realizou um verdadeiro desmonte do serviço público e vem massacrando o servidor […] É trair o comércio, o micro e pequeno produtor que sofreu o maior nível de tributação de Mato Grosso, pois hoje o Estado é de longe o que mais tributa no país”

A declaração do prefeito foi feita em live especial realizada nesta terça do stand Jonas Pinheiro, no Parque de Exposições em Cuiabá. Quando também assegurou que supostamente outros integrantes do MDB estariam repensando este apoio à Mendes e que a deputada estaria sozinha neste posicionamento.

“Estou sabendo que até o deputado federal Carlos Bezerra[presidente da legenda] já estaria pensando em rever esta posição, como ainda deputados estaduais que vêm sendo cobrados lá na ponta”.

A nota de Janaina circulou na manhã desta terça, no mesmo dia da live do prefeito. Quando reafirmou seu apoio ao governador em sua reeleição e ainda apontou – que junto com ela -, estariam ‘os deputados Dr. João José, Thiago Silva e os suplentes Silvano Amaral, Romoaldo Junior”.

Em trecho da nota, a palamentar estadual assevera que ‘Percival Muniz – deputado estadual, federal e ex-prefeito de Rondonópolis -, é reconhecidamente um grande líder politico e sua história pregressa fala por ele. Porém, o nome dele surge tardiamente no cenário, uma vez que o MDB tem construído uma relação de confiança ao lado do governador Mauro Mendes e recebe o apoio da maioria da executiva’.

Ainda que Pinheiro não aceite este apoio, igualmente circulou ontem matéria no site Midia News, posicionamento do presidente e cacique da sigla, Carlos Bezerra de que, dificilmente, a sigla apoiaria o lançamento de uma candidatura do ex-prefeito Percival Muniz ao governo. Pontuando que o nome de Percival não passaria de ‘um balão de ensaio’, fomentado pelo prefeito da capital.

Para Bezerra, o MDB faz parte da base de Mendes e ‘a união deve ser mantida para a reeleição’. “A tendência natural é apoiar Mauro Mendes. É a maior possibilidade hoje. Os companheiros têm direito de opinar, de propor, mas é a convenção que decide”..

Ainda mais enfático, Juarez Costa, deputado federal, igualmente, pelo MDB, assegura que não ‘abre mão do apoio à Mendes’. Chegando mesmo a dizer que caso o partido decida em convenção, por candidatura própria, ‘pedirá licença para apoiar a reeleição de Mendes’.

“Eu sou Mauro Mendes sem problema nenhum. A gente tem essa liberdade dentro do partido. Já existe uma escolha de muito tempo. Eu falo isso há muito tempo e não é em cima da hora que vou mudar de opinião. Não posso, não seria leal da minha parte”, ainda diz Juarez.