Cerveja à base de soja? Conheça

7 de abril de 2021 14:37
Publicado por:
Categorias: Agronegócio, Notícias

Foto: Divulgação

A cerveja leva grãos de soja da região de São Gabriel do Oeste em sua composição

Agrolink Logo

Já pensou em uma cerveja à base de soja? Sim, é possível. Uma cervejaria no Mato Grosso do Sul utilizou elementos locais para produção de cervejas artesanais. A cerveja leva grãos de soja da região de São Gabriel do Oeste em sua composição. Por enquanto, a comercialização da Soy Bier ainda é local, apenas em Mato Grosso do Sul.

A cerveja faz parte das confraternizações brasileiras e a soja tem atingido safras recordes consecutivas, pela eficiência do produtor aliada à evolução científica. Isso pode estimular um casamento perfeito, a médio prazo”, aposta o presidente da Aprosoja/MS.

“Os países mais desenvolvidos tiveram cerveja como um elemento diário na vida das pessoas, e regional. As receitas eram baseadas nesse regionalismo. Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. O equipamento que se tinha disponível na região, o conhecimento e técnicas para produção, e muitas vezes também os ingredientes disponíveis, eram fatores predominantes que definiam o produto final”, explica Felipe Zuffo. “Então, baseado nisso, desde o começo somos inspirados pelo regionalismo da cerveja, e investimos em ingredientes locais. A soja chega da mesma forma, por sermos um estado onde essa cultura é muito explorada”, completa.

Quanto a cerveja, tem sua soja selecionada na base, em São Gabriel do Oeste, pelo próprio agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, pai do Felipe. Nilsso detém uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola e fechou essa parceria de sucesso com o filho, que já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês.