Bovespa opera em alta nesta sexta-feira

14 de janeiro de 2022 15:01
Publicado por:
Categorias: Economia, Notícias

Na quinta-feira, o principal índice da bolsa fechou em queda de 0,15%, a 105.529 pontos.

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (14), apesar do desempenho sem direção comum dos mercados em Wall Street, que reagem ao início da temporada de resultados trimestrais e à continuação da liquidação das ações de tecnologia.

Às 14h51, o Ibovespa subia 0,57%, a 106.118 pontos. Veja mais cotações.

Na quinta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,15%, a 105.529 pontos. Com o resultado, acumula alta de 2,74% na semana e de 0,67% no ano. Em 2021, a bolsa brasileira acumulou perdas de 11,93% — a primeira queda anual desde 2015.

Contexto

As vendas no varejo no Brasil expandiram 0,6% em novembro na comparação com o mês anterior, impulsionadas pelos números de supermercados, ainda que com impacto mais fraco da Black Friday.

A expectativa de analistas em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,2%.

O dado vem um dia após o volume de serviços também superar as projeções do mercado, na sequência de uma série de resultados fracos de atividade econômica recentemente.

Em Nova York, os principais índices de ações operavam sem direção clara, na esteira da apresentação de resultados mistos por bancos incluindo JPMorgan e Wells Fargo. Papéis de empresas tecnologia estendiam queda da véspera.

Além disso, o mercado digeria o desfecho da reunião entre representantes de auditores fiscais e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, na quinta-feira. Membros da categoria deixaram a reunião frustrados com a não apresentação de uma solução sobre o pagamento do bônus de eficiência reivindicado, e falando em acirramento do movimento de protesto.