BASTIDORES: Janaína comemora derrubada de veto dos absorventes higiênicos

24 de novembro de 2021 17:42
Publicado por:
Categorias: Notícias

Foto: Reprodução/ Montagem
O governo estadual era contra, mas perdeu a parada e vai ter que bancar a distribuição de forma gratuita de absorventes higiênicos para adolescentes de baixa renda, tantos nas escolas da rede pública como nos postos de saúde. O veto que existia foi derrubado pela Assembléia Legislativa. 

A alegação para ser contra é de que o projeto dos deputados Silvio Fávero (já falecido) e de Janaína Riva, além de criar despesas, também não existiria orçamento. Os parlamentares lembraram que isso não seria justificativa, porque o Estado vem anunciando investimentos de bilhões de reais. 
 
De acordo com a deputada Janaína Riva, “a questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é algo inerente às mulheres, que não podem escolher outra situação. Muitas meninas usam fraldas de pano, miolo de pão ou simplesmente deixam de ir à escola por vergonha”. Essa medida não é luxo, é uma necessidade, em nome da saúde. Agora é esperar para que não recorram à justiça contra a distribuição dos absorventes higiênicos.