Barroso: “Gastei tempo discutindo bobagem do voto secreto”

13 de maio de 2022 17:43
Publicado por:
Categorias: Notícias, Política

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal – Foto: Arquivo

A declaração foi dada durante uma palestra nesta sexta-feira (13) em Salvador

Ação de Bolsonaro diferencia gripe espanhola da pandemia atual - Blog do  Lúcio Sorge : Blog do Lúcio Sorge – Informação e Opinião

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que, enquanto foi presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), teve de gastar tempo “discutindo a bobagem do voto impresso”. A declaração aconteceu durante uma palestra nesta sexta-feira (13), no XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.

De acordo com informações do jornal Valor Econômico, enquanto defendia que pessoas não têm confiança em seus representantes políticos, o ministro revelou que deveria ter dado mais atenção para pautas identitárias no TSE, como vagas para mulheres no Congresso Nacional. Ao invés disso, segundo Barroso, “gastei tempo discutindo a bobagem do voto impresso”, disse.

Na palestra, Barroso evitou falar diretamente do Brasil, dedicando seu tempo a países como Venezuela, Hungria e Rússia – utilizando-os como exemplo de regresso democrático.

“O mundo vive um momento lúgubre, triste e agressivo. Em tempos assim, é preciso ter cuidado para não entrar no clima, para não ser parte da negatividade geral”, afirmou.

Além disso, expressou-se sobre a importância dos meios digitais dentro da democracia – focando, principalmente, nos perigos que a internet pode apresentar para o processo de manutenção da democracia.

“A internet virou um espaço onde se difunde ódio e desinformação e de propagação da intolerância”, disse Barroso.

Atualmente, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral está nas mãos de Edson Fachin, que tem sido uma voz na defesa do processo eleitoral.