Após prometer 20 novas UTIs, governo entrega só a metade e deixa 10 para semana que vem

10 de julho de 2020 17:02
Publicado por:
Categorias: Notícias, Política

Olhar Direto

As 20 novas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, anunciadas pelo Governo do Estado como aptas para receber pacientes do Covid-19 já nesta sexta-feira (10), vão estar disponíveis final da tarde, com apenas a metade do prometido.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, dez das novas UTIs vão estar funcionando a partir das 17h desta sexta-feira e outras dez vão ficar disponíveis para o uso de pacientes do coronavírus somente na semana que vem.

O Governo do Estado comunicou em sua página oficial nesta quinta-feira (9) que finalizou o processo de abertura das 20 novas UTIs, garantindo que os leitos estariam a disposição para receber pacientes a partir de hoje, salientando que todos os profissionais de Saúde já estão aptos a gerenciar os leitos.

No comunicado, o governador Mauro Mendes (DEM) também explicou que a estrutura física das 20 UTIs está finalizada há alguns dias, mas que não podia funcionar por falta de profissionais da saúde.

“Os EUA, que é o país mais rico do mundo, está com dificuldade de contratar profissionais. Temos equipamentos, mas cadê os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas? Estamos com dificuldades para contratar médicos, tentamos contratar de empresas de fora do estado. É um momento muito difícil, mas se Deus quiser nós vamos superar”, disse.

O último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo, nesta quinta-feira, apontou que a taxa de ocupação das UTIs do Estado está em 98,4% e que resta apenas quatro leitos disponíveis.